Fale com a Mônaco
Tem alguma dúvida? 19 3751.3131

Equipe Mônaco Investimentos

Contatos

Campinas

Av. Barão de Itapura nº 3223 - Jd. Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP - CEP: 13.076-269

São Paulo

Fones
+55 19 3751.3131
+55 19 99879-5466

Redes sociais

Fernando Ferreira Estrategista Chefe e Head do Research

Fernando Ferreira  Estrategista Chefe e Head do Research decoration

Fernando Ferreira Estrategista Chefe e Head do Research

Em 2021, a julgar pela performance dos ativos brasileiros em relação ao resto do mundo e pela expectativa de alguns agentes do mercado, a percepção sobre o Brasil parece estar caminhando mais para o cenário preocupante do que o cenário otimista. O Real é a moeda de pior performance entre os grandes Emergentes em 2021 (-8%), junto do Peso Argentino (-8,3%), enquanto a Bolsa brasileira em dólares também está entre as piores no mundo, -9,6%, o que se compara com +3,6% para o índice MSCI Emergentes e +7,50% para o índice MSCI Global.

Na última semana, a XP organizou – em conjunto com o InfoMoney – uma série de Super Lives com uma lista de vários convidados de peso, visando debater o último ano da pandemia e as perspectivas para o futuro. Ouvimos desde mensagens positivas e otimistas do Ministro da Economia Paulo Guedes e do Presidente do BC, Roberto Campos Neto, como também um debate preocupado com os rumos do Brasil entre alguns dos principais economistas do país, como Alexandre Schwartsman, Pedro Jobim e Luiz Fernando Figueiredo. (veja o link para as Super Lives aqui).

As preocupações de alguns desses economistas incluíam desde os altos gastos fiscais aliados à rigidez do orçamento brasileiro e o pouco interesse aparente no Congresso na necessidade de ajustes das despesas no Brasil. Além disso, a alta taxa de inflação atual e a baixa taxa Selic ajudaram a elevar as taxas de longo prazo para próximo de 10% atualmente, o que preocupa, por conta do elevado nível da relação dívida/PIB brasileira.

Caso o Brasil consiga arrumar a casa e trazer um ambiente favorável às empresas, investidores e empreendedores, o país conseguirá se beneficiar do cenário de forte liquidez global e de recuperação do crescimento econômico. Isso inclui aumento de produtividade (reformas e investimentos em educação e tecnologia), aumento de previsibilidade (segurança jurídica, controle dos gastos fiscais e da trajetória da dívida que permitam a manutenção dos juros baixos) e incentivos à inovação e investimentos produtivos no país.

Por outro lado, caso o país caminhe para mais próximo do precipício, e volte a conviver com as mazelas da inflação alta e juros altos, perderemos assim mais uma oportunidade de se beneficiar de um ciclo econômico global extremamente favorável.

 

Texto produzido por Fernando Ferreira, Estrategista Chefe e Head do Research XP.